Neste artigo, abordaremos o tema de como estalar o pescoço de forma segura e eficaz. Muitas pessoas que sofrem de dor no pescoço desenvolvem o hábito de estalar, ou "estourar", o pescoço. Mas qual é o objetivo de estalar o pescoço? É uma prática segura e realmente alivia a dor e aumenta a flexibilidade? O que causa esse som de estalo?
Vamos responder a essas perguntas e muito mais, fornecendo informações detalhadas sobre os motivos para estalar o pescoço, como fazê-lo de forma segura e os riscos envolvidos.
Índice:
-
Por que eu estalaria o meu pescoço?
-
O que acontece quando estalo o pescoço?
-
Como estalar o pescoço de forma segura?
-
Quais são os riscos de estalar o pescoço?
-
Mais alguma coisa que eu preciso saber?
-
Por que eu estalaria o meu pescoço? Estalar o pescoço pode proporcionar alívio da dor a curto prazo se você tiver um pescoço rígido. Você também pode descobrir que estalar o pescoço alivia as dores nas costas e as dores de cabeça. No entanto, os benefícios são limitados e estudos mostram que estalar o pescoço tem apenas efeitos levemente positivos e que o número de estalos articulares audíveis provenientes da manipulação da coluna não tem uma forte associação com a melhora da dor no pescoço (1, 2).
Se você sentir que a sua dor no pescoço requer um ajuste manual importante, consulte um profissional de saúde para obter uma indicação a um quiroprático que possa estalar as articulações do seu pescoço com segurança. Algumas pessoas que encontram alívio através do estalo do pescoço ou do ajuste quiroprático também podem se beneficiar da fisioterapia.
Resumo: Estalar o pescoço pode proporcionar alívio temporário de um pescoço rígido, dor no pescoço ou dor nas costas. No entanto, estalar o pescoço é uma solução a curto prazo e uma dor no pescoço contínua pode exigir uma visita a um profissional de saúde para tratamento.
- O que acontece quando estalo o pescoço? O som de estalo que você ouve quando estala o pescoço é o resultado da "cavitação", a explosão de bolhas de gás que ocorre nas suas articulações (3). O som "pop" também pode resultar do movimento dos seus tendões e ligamentos quando você estala o pescoço (4). Alguns estudos mostram que o som de estalos articulares pode ter benefícios fisiológicos leves para certos pacientes, embora as evidências não sejam particularmente fortes (5).
Embora os sons de estalos possam ocorrer normalmente e de forma segura dentro do corpo, eles também podem resultar de osteoartrite ou de uma lesão. Se você perceber que suas articulações estão ficando doloridas ou inchadas ao estalá-las, consulte um médico (6, 7).
Resumo: O som de estalo quando você estala o pescoço pode ser resultado da explosão de bolhas de gás ou do movimento dos tendões e ligamentos. Os sons de estalos também podem resultar de osteoartrite, portanto, se suas articulações doerem ou incharem após estalá-las, você pode ter um problema subjacente e deve procurar um profissional de saúde.
- Como estalar o pescoço de forma segura? Se você decidir estalar o pescoço, comece alongando-o olhando para baixo e depois para cima lentamente várias vezes. Para estalar o pescoço, você pode deitar de bruços no chão e movimentar o corpo para cima e para baixo com um rolo de espuma embaixo do pescoço. Alternativamente, você pode segurar a mandíbula com uma mão, a parte de trás da cabeça com a outra mão e girar a cabeça. Se você escolher o segundo método, gire no sentido anti-horário se a sua mão esquerda estiver na mandíbula e no sentido horário se a sua mão direita estiver na mandíbula.
Para um programa mais abrangente de terapia de manipulação da coluna vertebral, considere procurar um fisioterapeuta ou quiroprático. Um fisioterapeuta ou quiroprático pode desenvolver um plano de tratamento que melhor atenda à sua dor ou desconforto.
Se você tiver uma condição como escoliose, artrite ou estenose espinhal, converse com um médico sobre os riscos e benefícios potenciais de estalar o pescoço. Talvez seja necessário evitar estalar o pescoço por conta própria e, em vez disso, solicitar encaminhamento para fisioterapia ou cuidados quiropráticos para encontrar alívio com segurança.
Resumo: Alongue-se lentamente antes de estalar o pescoço. Você pode estalar o pescoço deitando no chão com um rolo de espuma embaixo do pescoço, girando a cabeça ou através de ajuste manual de um quiroprático.
- Quais são os riscos de estalar o pescoço? Em geral, estalar ocasionalmente as articulações, quando feito corretamente, não causará danos a longo prazo. No entanto, estalar o pescoço pode enfraquecer ou esticar demais os ligamentos do pescoço, causando dor aguda na coluna vertebral ou no pescoço. E se você sofre de escoliose, pode agravar a dor e a própria condição se não estalar o pescoço corretamente (10). O estalo do pescoço também pode causar desgaste das vértebras da coluna vertebral.
Resumo: Estalar o pescoço não é especialmente perigoso, mas os efeitos terapêuticos são limitados, portanto, não exagere no estalo. Estalar o pescoço de forma incorreta pode aumentar a dor, esticar demais os ligamentos ou danificar as vértebras da coluna vertebral.
- Mais alguma coisa que eu preciso saber? Estalar o pescoço tem efeitos colaterais limitados e pode fornecer alívio da dor a curto prazo ou restaurar temporariamente a sua amplitude de movimento se os músculos do pescoço estiverem tensos. No entanto, estalar o pescoço não é uma solução a longo prazo. Os riscos de estalar o pescoço são bastante baixos, mas você deve ter cuidado para não girar o pescoço com muita força. Estalar o pescoço com muita frequência ou de forma inadequada pode enfraquecer os ligamentos do pescoço ou causar lesões, resultando em maior dor e desconforto.
Estalar o pescoço não deve causar dor, inchaço ou inflamação. Se você perceber algum efeito negativo ao estalar o pescoço, consulte um profissional de saúde.
Se você descobrir que estalar o pescoço proporciona um alívio significativo, considere consultar um fisioterapeuta ou quiroprático. Um programa abrangente de terapia de manipulação da coluna vertebral que inclui ajuste do pescoço pode oferecer alívio da dor mais duradouro e limitar a possibilidade de lesões.
As informações fornecidas neste artigo não substituem um aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Não confie no conteúdo fornecido neste artigo para obter aconselhamento médico específico. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, consulte o seu médico.
Referências:
- Fonte completa
- Fonte completa
- Fonte completa
- Fonte completa
- Fonte completa
- Fonte completa
- Fonte completa
- Fonte completa
- Fonte completa
- Fonte completa
Elaborado, escrito e revisado por: Abby Perry Pesquisadora e autora
Dr. Juliana Bruner, DPT Pesquisadora e autora, Fisioterapeuta
Esperamos que este artigo tenha sido útil e informativo. Se você tiver mais dúvidas ou precisar de mais informações, não hesite em entrar em contato conosco.
Atenciosamente, A equipe de especialistas em saúde do pescoço.